quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dicionário dos Esmaltes

Nem todo mundo conhece os termos utilizados no mundo dos esmaltes, por isso resolvi criar um pequeno dicionário, explicando os conceitos utilizados.

Top Coat - um esmalte finalizador, transparente e mais grossinho que o extra brilho, que serve para proteger a cor, corrigir imperfeições, secar e dar um super brilho ao esmalte que você acabou de passar.

Cremoso - é uma cor plana, sem nenhum gliter, brilho, etc. O acabamento é brilhante e cremoso. 

Cintilante - é uma base colorida com brilho adicionado, na maioria das vezes essa cor é prata. Mas hoje em dia, já encontramos em várias cores.

Cromado (foil) - os esmaltes foil têm uma cor metálica na base com um glitter muito fino adicionado a essa base. O acabamento é liso e brilhante.

Metálico - os acabamentos metálicos, como o próprio nome sugere, fazem suas unhas parecerem de metal.

Glitter - é um dos acabamentos mais reluzentes. Esses glitters são geralmente colocados em uma base jelly. É preciso de um top coat para deixar a superfície lisa.

Jelly - é como se fosse um creme, mas a grande diferença é a substância, mais parecida com consistência de gelatina.

Frost - frost é um cintilante com partículas de brilho muito finas.

Perolado - o acabamento perolado é similar ao frost, mas tem um brilho mais perolado.

Matte - esse acabamento seca completamente sem brilho algum. Esse tipo de esmalte seca muito rápido.

Flocado - esmaltes com pequenos pedacinhos (os flocos) muito finos de tamanho irregular, com brilho duocrome. Eles podem ter base transparente ou ter uma cor de base.

Furta cor - esse acabamento geralmente é confundido com duochrome ou cintilantes. Um acabamento furta cor é uma cor que reluz em uma cor diferente. Não são brilhantes o suficiente para serem duochromes.

Natural - esse é um acabamento semi transparente, geralmente usado para francesinha, para mostrar a parte branca.

Holográfico - contêm brilhos que formam um prisma da cor do arco íris, de acordo com os reflexos da luz. Esse acabamento é muito óbvio na luz do sol, e não tem textura, é liso.

Acetinado/Emborrachado (Santin) - o acabamento satin acaba matte também, mas não inteiramente. Ainda há um pequeno brilho, mas não o suficiente para classificá-lo brilhante.

Duo chrome - esmaltes duochrome mudam de cor com o reflexo da luz. Duochromes verdadeiros geralmente mostram duas cores, mas em alguns casos mais.

Neon - o neon descreve cor, não acabamento. Mas alguns neons têm um acabamento particular, com cores muito brilhantes que geralmente secam semi-matte.

Craquelado (Cracked) - é aquele que deixa a unha parecendo que está com rachaduras, e tem um efeito matte (sem brilho).

Pastéis - são os esmaltes em tons clarinhos.

Fotocromático - quando expostos a incidência dos raios ultra violeta e a algumas luzes especiais, mudam de cor

Magnético - é um esmalte com partículas de metal que ao ser aproximado de um ímã tem essas partículas alinhadas de acordo com o desenho dele.

Mood - é aquele esmalte que muda de cor conforme o seu humor, mas na verdade ele muda por causa da temperatura corporal. Bem legal pra quem tem a unha mais comprida, porque a parte da unha que não entra em contato com o dedo fica de uma outra cor, gerando assim uma francesinha.

Bom esses foram os tipos que eu lembrei, caso queiram saber de algum que não está na lista é só perguntar! E conforme for surgindo novidades, eu vou acrescentando aqui! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário